Notícias

Ex-governador Alckmin vem a Limeira para posse da nova diretoria da Fetiasp

Aconteceu na noite de ontem (18) a posse da nova diretoria da Fetiasp – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo para o quadriênio 2021-2025. O evento, que contou com a presença de dezenas de representantes de sindicatos da categoria vindos de todo estado, além de prefeitos e autoridades, foi no CEFS – Centro de Estudos e Formação Sindical que a Fetiasp mantém no bairro do Jaguari, em Limeira. O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, prestigiou o evento.

O prefeito de Limeira, Mario Botion, e a primeira-dama, Roberta, estiveram presentes, assim como o vice-presidente da CNTA – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação, Artur Bueno de Camargo. Na ocasião, Artur presenteou Alckmin com um exemplar do livro “Destino das Colônias de Parceria da Província de São Paulo”, do historiador limeirense José Eduardo Heflinger Júnior.

A Fetiasp reúne cerca de 50 sindicatos de todo o estado, representando cerca de 350 mil trabalhadores. A federação existe há 77 anos, com sede na capital, e conta com uma unidade em Limeira para negociações, cursos, palestras, treinamentos e eventos como o da noite de quarta-feira. Durante a posse da nova diretoria, o presidente reempossado, Antonio Vitor, falou da importância do setor e destacou os desafios da luta sindical durante o governo Bolsonaro.

Artur Bueno Junior falou que o setor está sendo essencial neste momento de pandemia, não tendo parado durante toda a crise da Covid-19. O evento teve um minuto de silêncio em respeito aos mortos pelo coronavírus em todo o país. Mário Botion falou da importância das indústrias de alimentação em Limeira, que emprega cerca de seis mil trabalhadores em cerca de 200 empresas, e sobre a atuação do sindicato local, que abrange também as cidades de Iracemápolis, Cordeirópolis, Cosmópolis e Nova Odessa. Contou que mantém bom relacionamento e canal aberto de diálogo com os sindicatos e ressaltou que o setor da alimentação é responsável por quase 11% de todo o PIB Nacional.

Geraldo Alckmin destacou o apoio que deu para o setor e para a federação da alimentação durante sua gestão no governo do estado e ratificou a importância da categoria. Após a posse, aconteceu um coquetel para os participantes.