Em encontro internacional, STIAL debate participação política e trabalho decente
O vice-presidente do Stial (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região), Joselito Inácio, participou de 29 de novembro a 1º de dezembro do 17⁰ Encontro Internacional da Rede Vida Viva. A organização internacional reúne sindicatos de trabalhadores de todo o mundo, com foco na promoção do trabalho decente – com segurança e saúde do trabalhador – além da busca por eficiência do processo produtivo.
“Nesta edição, o foco das discussões foi a conjuntura política brasileira e mundial. Além disso, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, sob a perspectiva de problemas reais apresentados pelas ferramentas da Rede Vida Viva para superá-los”, analisou Joselito.
O evento foi na cidade de Serra-ES, e reuniu cerca de 100 dirigentes sindicais de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Paraíba, Pará e Espírito Santo. Monitores do Canadá, Espanha, Colômbia, Alemanha e África do Sul trouxeram subsídios para o desenvolvimento dos temas, visando a evolução do trabalho sindical.“Por meio da atividade, percebemos a necessidade de mudar a abordagem com os trabalhadores, ampliando o diálogo para uma perspectiva de conscientização política. Só assim ele poderá despertar para a luta pela valorização”, prosseguiu o dirigente do Stial.
Já com relação aos problemas identificados no processo produtivo, a missão será levar às empresas as ferramentas da Rede Vida Viva. “O grande ativo de uma empresa é o seu trabalhador. O empresário precisa entender isto, e receber as informações para melhorar o processo”, finalizou Joselito.
(Andre Montanher)