STIAL adere à campanha CNTA/CONTAC/UITA pela Redução da Jornada de Trabalho
A CNTA – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, a CONTAC – Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação da CUT e a UITA – União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação, lançaram, no dia 11 de março, a Campanha Nacional “Fim da Escala 6×1, Com Redução da Jornada, Sem Redução de Salário”. O lançamento foi através de uma transmissão ao vivo no Youtube da rádio Educadora de Limeira, que pode ser assistida aqui: https://www.youtube.com/live/zeQD8db1pv0
O evento de lançamento teve a participação da Deputada Federal Daiana Santos e explanações do Médico do Trabalho e Coordenador do ObAgro, dr. Roberto Ruiz; do Diretor Técnico do DIEESE, Victor Pagani; do Procurador do MPT – Ministério Público do Trabalho, dr. Sandro Sardá; e da juíza do Trabalho do TRT da 4ª Região, dra. Valdete Severo. Todos apresentaram visões e teceram considerações à respeito do tema da campanha. O dirigente do STILASP – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios e Alimentação de São Paulo, Josenildo Antônio, contou sobre a experiência do sindicato de coordenar uma paralisação em uma unidade da Pepsico, uma das maiores empresas de bebidas e alimentos do mundo, com a reivindicação de redução de jornada.
Após o lançamento, peças da campanha foram distribuídas para os sindicatos da categoria, para que implementem a discussão em suas bases.

“O trabalho está consumindo a vida das pessoas”, diz Artur Bueno Júnior, presidente do STIAL – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Limeira e Região. “Os afastamentos de trabalhadores por esgotamento nervoso, burnout e problemas psíquicos chegaram a quase meio milhão no ano passado. A redução da jornada é uma pauta do movimento sindical há muito tempo; agora há um cenário de posicionamento favorável da sociedade, da opinião pública, então é o momento de levantarmos essa bandeira e provocarmos essa mudança, tornar real aquilo que sempre esteve em nossos objetivos”.
Uma PEC – Proposta de Emenda à Constituição que acaba com a Escala 6×1 foi protocolada na Câmara dos Deputados pela Deputada Érika Hilton, no dia 25 de fevereiro, com 234 assinaturas favoráveis. “Enquanto a PEC tramita no congresso, inúmeras entidades se manifestam favoráveis à mudança, sendo que a categoria da alimentação, uma das mais importantes para a economia nacional, foi uma das primeiras a lançar uma campanha nacional. Acredito muito nessa mudança”, diz Júnior.